Você sabia que, segundo a OMS, cerca de 15% dos casais sofrem com problemas para gerar filhos? E em 40% dos casos a dificuldade está com os homens, que encontram problema de fertilidade. Mas, calma, não necessariamente existe uma impossibilidade de ter um bebê; muitas situações são tratáveis, e é aí que entra a procura por um andrologista.
Qual a função do Andrologista?
Com papel parecido com o que ginecologistas têm para as mulheres, o andrologista é o médico responsável por cuidar das questões reprodutivas e sexuais masculinas, entre elas a infertilidade.
Sinais de alteração na função reprodutora masculina
Na maioria dos casos, a infertilidade é assintomática e só é descoberta após várias tentativas feitas pelo casal, porém alguns sintomas podem surgir, entre eles:
● Dor ao ejacular;
● Secreção peniana;
● Sensibilidade e dor nos testículos;
● Dor durante a relação sexual;
● Inchaço nos testículos;
● Dificuldade para ejacular e pouco volume;
● Redução da libido;
● Dificuldade para manter a ereção;
● Mudanças decorrentes de alterações hormonais.
Quando é indicado procurar ajuda?
Se o casal não utiliza nenhum método contraceptivo durante 12 meses e não consegue engravidar, é necessário investigar qual é o problema. Mas o indicado mesmo é que o homem faça check-ups anuais para verificar sua saúde e fertilidade.
Qual o papel do profissional nessa missão?
Os casos ligados à fertilidade são um dos problemas detectados e tratados por um andrologista. Uma vez no consultório, este profissional solicita ao paciente diversos exames físicos e laboratoriais. A partir dos resultados, o médico conseguirá dar um diagnóstico. Caso confirme alguma disfunção, ele é responsável por determinar os melhores tratamentos e estratégias para restabelecer a fertilidade.
Conclusão
A qualquer sinal de infertilidade ou após diversas tentativas frustradas para engravidar, não hesite em procurar um profissional da sua confiança para te ajudar nesse quadro e na realização de seu sonho!