Entre os exames indicados para a detecção da doença, temos o toque retal que, ainda hoje, é tema sensível para muitos homens, sendo visto ainda por outros como tabu. Entretanto, nesse nosso espaço, convidamos você a ler um pouco sobre o assunto. Fica um pouco mais e troca uma ideia com a gente.
Olha, o toque retal nada mais é que um exame que tem por finalidade detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento ou nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer. Ele é parte fundamental da avaliação prostática e serve também para ajudar na escolha da melhor forma de tratamento.
Talvez o grande problema seja que o tema ainda esbarra na desinformação e acaba influenciando negativamente cerca de dois terços dos homens brasileiros, que não fazem o teste. Mesmo com a percepção declarada de que esse exame é imprescindível para identificar o câncer de próstata na fase inicial, às vezes esbarramos no preconceito e esquecemos que ele, também, é um sinal de que estamos nos cuidando e preocupados conosco e com nossos familiares. Então, sim. O toque retal ainda é necessário.
Cuide da sua saúde na Uro Pronto.